top of page

 Rinoplastia 

Em que é que consiste?

Por ser localizado no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face.

Quando é necessário harmonizar o Conjunto facial, são realizados redução, aumento ou modelagem de forma, volume e ângulos existentes, de acordo com a necessidade de cada paciente.

O objetivo da correção é chegar a um bem aspecto natural, porém sem aquela aparência de "nariz operado".

A anestesia pode ser local com sedação.

A cirurgia dura de 2 a 3 horas podendo ocorrer edema na região do nariz e das pálpebras, o paciente deve permanecer com molde plástico ou de gesso sobre o nariz por 1 semana. O paciente deve evitar atividades físicas por uma ou duas semanas, podendo retornar ao convívio social em 1 semana ou 2 semanas.

Design sem nome (40)_edited.png

A rinoplastia deixa cicatriz?

Algumas técnicas permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, a rinoplastia exige a realização de cicatrizes externas, pouco aparentes, como consequência de incisões (cortes) feitos na Columela ou nas asas nasais, isto é ,para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à fisiologia nasal.

Posso escolher, a maneira que eu desejar o nariz?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

O resultado definitivo em relação a forma e função é imediata?

Não, várias fases são características do pós-operatório do nariz.
Assim é que, numa 1 ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno do 7 º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6 º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Como ficará minha respiração após a cirurgia?

A Rinoplastia também, visa, se possível, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Pode haver algumas dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do "edema" também existir na parte interna do nariz.
Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se.

Por quanto tempo persiste o resultado obtido?

O resultado de entrada de rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal, decorrentes do processo natural de envelhecimento.

São utilizados curativos? Quantos?

Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com um material rígido seja plástico ou gesso., permanecendo por cerca de 7 a 8 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas.

Ouvi dizer que o nariz "sangra" nos primeiros dias. Isso é verdade?

Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanta necessário.

Haverá dor no pós-operatório?

Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável . Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe vai ser receitados.

Há perigo nesta cirurgia?

Todo procedimento cirúrgico leva intrínseco um risco, porem o médico procura a través da consulta, do exame fisco, dos exames pré operatórios, identificar algum fator que possa ser prejudicial para o resultado final; Igualmente o lugar escolhido pelo cirurgião deve ser um hospital, dotado com os recursos necessários para proporcionar máxima segurança e conforto para o paciente.

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?

Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltado para cima, sempre que possível.

Quando posso tomar sol?

Geralmente após o 3 º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se a face apresentar equimoses (aquelas manchas características de infiltrado sanguíneo), deverá ser utilizado um creme foto-protetor FPS 30 na face, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 - 120 dias.

PARA FINALIZAR: O RESULTADO DA CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA DO NARIZ COMPENSA?

Evidentemente. A rinoplastia proporciona grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido olvidados. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, deve-se recusar a operação.

Finalmente: o resultado da cirurgiã plástica estética do nariz compensa?

A rinoplastia proporciona grandes satisfações. Lembre-se do que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1 ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido esquecidos. Discuta com seu médico as metas á alcançar. Lembre se que quanto mais realista sejam suas metas , maior e a probabilidade de que sua cirurgia seja um sucesso.

Qual a evolução pós-operatório?

Não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia.
Assim, edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção e algumas pessoas que vão lhe poupar a pergunta: "... algo de errado não está acontecendo?"
É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, pois ele tem as condições de lhe esclarecer e apazigua-lo (a).
Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanta antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgiã estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6 º mês pós-operatório.

Qual o tempo de internação?

Poderá variar de meio período até 1 dia de internação. Tudo vai depender do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato. Seu médico procurará determinar o tempo de internação, sempre visando seu maior conforto e segurança.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Entre 1 e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanta ao tempo total.

Qual o tipo de anestesia que são utilizados para a operação?

Tanto a anestesia local quanta a geral ou a associada será utilizadas. Ficará critério de cirurgião e paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso.

São utilizados curativos? Quantos?

Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com um material rígido seja plástico ou gesso., permanecendo por cerca de 7 a 8 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas.

Alexan (5).png

ENTRE EM CONTATO

AGENDE SUA CONSULTA.

Design sem nome (19).png
bottom of page