Lifting Facial
Em que é que consiste?
Com o progredir da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor, levando a um excesso de pele na face. A força da gravidade, por sua vez, age puxando esse excesso para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano), entre outras marcas da pele.
Somando-se a tudo isto ainda há toda a musculatura da face, que após anos de movimentação propiciam a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas.São todas estas alterações juntas que levam à aparência de envelhecimento.
O lifting da face tem por objetivo reverter parcialmente esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem no entanto modificar os traços e expressões do paciente. O resultado buscado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.
Indicação:
Presença de rugas, flacidez e excesso de pele na face.
Tipo de anestesia:
Local com sedação ou geral.
Tempo de internação:
De 12 a 24 horas.
Resultado definitivo:
O resultado definitivo é alcançado com 6 meses, pois esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer.
Quais os resultados que deve ficar á espera?
O que se pretende é que fique com uma aparência mais jovem.
As pregas cutâneas e as bolsas adiposas são removidas e os sulcos palpebrais melhorados. Para correcção da queda das sobrancelhas, das rugas da testa ou do resto da cara serão necessárias outros tipos de intervenções cirúrgicas, como sejam o “lifting” frontal ou a ritidectomia (“lifting”).
É necessário realçar que a simetria perfeita entre um e outro lado da cara não pode ser garantida, mesmo que cada lado da cara não é exactamente igual ao outro.
Pós-operatório:
O curativo compressivo é retirado em 24 horas. É comum a ocorrência de edema (inchaço) e equimose (roxidão), os quais geralmente regridem em até 21 dias.
A recuperação é indolor, ficando a sensibilidade reduzida por um certo período na área operada, ocorrendo recuperação total com o passar do tempo. Deve-se evitar exposição solar por 30 dias no mínimo, sendo importante o uso de bloqueadores solar até 6 meses da cirurgia.
Complicações:
Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitá-las. Apesar de incomuns, podemos citar: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.
É importante notar que todas complicações são mais comuns em pacientes fumantes, sendo indispensável parar de fumar por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.